O Jujutsu é sem dúvida a Arte Marcial mais antiga de origem Japonesa, às vezes confundida com outras práticas e por vezes dissimulada noutros estilos, o que faz com que seja menos conhecida.
O Jujutsu é sem dúvida uma filosofia, um modo de estar de aparecer e é com brio que a devemos mostrar e divulgar, é com a prática constante que se adquire o conhecimento, nunca esquecendo o passado e tendo em conta o futuro, desenvolvendo técnicas atuais com o espírito de Samurai.
“Ju” significa suave, “Jutsu” significa arte e é esta a forma correta de se escrever, está errado escrevermos de outra forma, terá significado diferente se assim for, que nada tem que ver com artes marciais.
Desde o traje ao espaço onde se pratica, o respeito mútuo entre alunos e mestres, o autocontrolo, a perseverança, espírito de sacrifício, lealdade, são pontos sempre presentes na mente de cada um de nós.
Todos os jujutsukas comprometem-se a proteger o seu semelhante, sem nunca utilizar os seus conhecimentos como forma de ataque, pois o confronto físico deve ser evitado sempre que possível.
Nesse sentido, todos os praticantes adotam uma atitude de autocontrolo que os ajudam a evoluir e a tornarem-se melhores pessoas na sociedade, evitando conflitos desnecessários.